Existem cerca de 500 instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação em educação física no Brasil. No total, essas faculdades contam com mais de 700 mil estudantes matriculados em cursos de bacharelado e licenciatura em educação física. Os currículos de formação praticados por essas faculdades são diversos. Cada uma delas elege áreas e disciplinas que julgam mais adequadas para formação profissional de seus estudantes.
Apesar dessa diversidade, existem também algumas semelhanças e regularidades. Algumas disciplinas estão quase sempre presentes, tais como fisiologia ou anatomia. Além disso, em outra semelhança entre vários cursos, é muito comum também ouvir estudantes e profissionais dessa área se queixarem de que suas faculdades não teriam lhes preparado o suficiente para os desafios do mercado de trabalho.
Críticas desse tipo podem dizer respeito ao caráter excessivamente teórico das aulas, mas também a ausência de preocupações com o modo de funcionamento dos mercados do setor.
De fato, em uma área de atuação profissional em que muitos terão que trabalhar por conta própria e de maneira autônoma, chama atenção o modo ainda incipiente com que temas ligados ao empreendedorismo ou a gestão de carreiras aparecem nos cursos de graduação em educação física.
Em um mundo em que quase todas as profissões são impactadas por novas tecnologias digitais, também chama atenção o modo pouco frequente com que se fala sobre inovação tecnológica e marketing digital nos cursos de graduação em educação física.
Depois de quase 20 anos de intenso envolvimento com a educação física, seja trabalhando, seja estudando, junto com meu velho amigo André Schetino, decidimos criar um podcast que tratasse destes e de muitos outros assuntos que desafiam o presente e o futuro desta área de atuação profissional. Com o nome de EDUCAÇÃO FÍSICA S/A, este podcast se dedica a tratar do trabalho, da carreira e dos negócios dessa área de atuação.
Ao contrário do que pensam muitos estudantes e profissionais de educação física, conhecer os fundamentos da fisiologia, da biomecânica ou dos métodos de treinamento desportivo não é suficiente para uma atuação bem-sucedida em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Esses conhecimentos são de fato indispensáveis para o bom exercício profissional na educação física; são conhecimentos necessários, mas não suficientes.
Vários outros conhecimentos parecem cada vez mais imprescindíveis. Vivemos em uma era da informação, o que significa que a atuação profissional de várias atividades se tornam cada vez mais complexas e crescentemente exigentes em conhecimentos.
Frequentemente, professores de educação física oferecem seus conhecimentos como prestadores de serviços autônomos, situações que exigem também, além daqueles saberes técnicos mais convencionais, capacidades gerenciais e administrativas. Este é um dos assuntos de EDUCAÇÃO FÍSICA S/A.
A educação física também é um negócio e para ser bem-sucedido neste ramo é preciso compreender as dinâmicas sociais e econômicas de funcionamento dos seus mercados. Isto também é assunto desse podcast.
Os mercados de trabalho e de consumo dos setores dos esportes e das atividades físicas estão cheios de desafios, mas também de oportunidades. Para poder explorá-las, porém, é preciso estar atualizado com as suas últimas tendências. Por meio de diálogos com alguns dos mais destacados profissionais, EDUCAÇÃO FÍSICA S/A busca analisar transformações desta área de atuação profissional.
Na educação física, como em todas as áreas, existem especializações muito concorridas, com profissionais brigando duramente por clientes e espaço de trabalho. No entanto, existem também áreas menos visíveis e que carecem de profissionais qualificados. EDUCAÇÃO FÍSICA S/A busca chamar atenção para essas novas oportunidades e também para as qualificações necessárias para explorá-las. Com criatividade e espírito empreendedor, modos de atuação profissional da educação física podem ser inovados, criando novas mercados e gerando novas oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras dessa área.
Aproveitando nossa experiência nessa área, depois de termos atuado longamente em diferentes segmentos, desde a educação física escolar até o ensino de diferentes esportes, passando pela área acadêmica, onde além de lecionarmos em diferentes faculdades, coordenamos cursos de graduação, mestrado e doutorado, pretendemos agora usar a internet para disseminar informações criteriosas e conhecimentos de qualidade, a fim de colaborar com o processo de contínua formação de estudantes e profissionais.
O mundo profissional de hoje exige formação e atualização constante. Na educação física não é diferente. Nenhum profissional pode parar de estudar, se atualizar e se aprimorar. Por estarmos há tanto tempo tão imersos neste universo, sabemos que há muito ainda a ser feito nesse sentido. A tão desejada valorização profissional da educação física, seja em termos sociais, simbólicos ou econômicos, depende em grande medida disso.
Como costumamos dizer nos episódios de EDUCAÇÃO FÍSICA S/A, “aumenta o som e vem com a gente”.
EDUCAÇÃO FÍSICA S/A está disponível no Spotfy, no Google Podcast e no You Tube. Estamos também no Instagram e no Facebook.
* * *
André Schetino é graduado em educação física, mestre em História Comparada, Doutor em História e tem MBA em administração. É coordenador do curso de educação física do Centro Universitário Sete Lagoas (UNIFEMM), fundador do canal do You Tube “Ate onde deu pra ir de bicicleta”, do portal E2F e proprietário de uma consultoria esportiva on-line.
Cleber Dias é graduado em educação física, mestre em História Comparada e Doutor em Educação Física. Tem Pós-Doutorado em Ciências Econômicas e é professor da Universidade Federal de Minas Gerais.
Comentários